atualidade online sobre a União Europeia

  • 19 de Agosto, 2019

‘Qualificação IIES’ – tudo o que precisa de saber

A ‘Qualificação IIES’ é o primeiro passo numa candidatura ao FIS (Fundo para a Inovação Social), sendo nesta fase que é feita a análise da elegibilidade dos projetos para um investimento ou financiamento. Até ao momento, cerca de 50 projetos já a solicitaram, tendo já sido atribuídas 17 qualificações.

  1. O que significa IIES?

A sigla IIES significa Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social.

  1. O que é uma IIES?

No âmbito da Portugal Inovação Social, uma IIES é um projeto que visa implementar ou desenvolver uma solução inovadora e eficiente para um ou vários problemas sociais, com o objetivo de gerar impacto social positivo. Uma IIES deve sempre constituir-se como uma tentativa de resolver ou atenuar um problema social, promovendo a transformação de condições, de modos ou de perspetivas de vida, com potencial de alcance universal.

  1. Quantos tipos de IIES existem?

Existem dois tipos de IIES: IIES de intervenção direta e IIES de intervenção indireta.

  • IIES de intervenção direta:  atua diretamente junto de um grupo-alvo em situação de vulnerabilidade.
  • IIES de intervenção indireta:  contribui indiretamente, através de outras organizações ou projetos, para a diminuição de vulnerabilidades; ou, em alternativa,tem potencial para provocar alteração de comportamentos ou promover a mudança de hábitos de consumo e de utilização de recursos naturais, em benefício das gerações atuais e futuras.
  1. O que é a ‘Qualificação IIES’?

A ‘Qualificação IIES’ consiste no reconhecimento de um projeto como IIES efetuado pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social através da emissão de um parecer favorável que deve constar nos processos de candidatura ao FIS.

  1. Porque existe a ‘Qualificação IIES’ no âmbito de uma candidatura ao FIS?

A ‘Qualificação IIES’ é o reconhecimento, por parte da Portugal Inovação Social, de que o projeto em questão pode ser classificado como sendo de inovação social. Esta qualificação, sendo de caráter obrigatório, permite que a gestão do FIS seja objetiva, ao garantir que todos os projetos alvo de investimento ou financiamento são analisados uniformemente e de acordo com os mesmos critérios de elegibilidade.

  1. Quais os principais critérios de análise no processo de ‘Qualificação IIES’?

No processo de ‘Qualificação IIES’, os projetos serão analisados, essencialmente, em 3 dimensões:

  1. Grupo-alvo (exclusivo para intervenções diretas*): Identificação de faixa etária + alocação geográfica + vulnerabilidade social comum;
  2. Aspetos inovadores: A solução deverá ser diferenciada das respostas tradicionais e das respostas que o setor privado já providencia para o grupo-alvo identificado;
  3. Potencial de Impacto: O projeto deverá possuir uma proposta de valor social sólida que previna, resolva ou reduza a incidência do problema social, no grupo-alvo previamente identificado.

*as intervenções indiretas também terão de identificar qual a região onde vão intervir.

  1. Para ser elegível para o FIS, que requisitos deverá uma IIES possuir?

O FIS é um fundo público de investimento de impacto que se destina a apoiar IIES em fase de consolidação ou expansão, que necessitem de investimentos significativos e que apresentem condições de sustentabilidade financeira que permita o reembolso dos investimentos.  Apenas são elegíveis para o FIS as IIES que possuírem a ‘Qualificação IIES’.

  1. A ‘Qualificação IIES’ só é necessária para o FIS Capital?

Não. No âmbito do FIS, em ambas as linhas – FIS Crédito e FIS Capital – as propostas de financiamento ou de investimento só serão elegíveis se os projetos que as organizações ou empresas pretendem desenvolver forem qualificados enquanto IIES.

  1. Onde se pode solicitar a ‘Qualificação IIES’?

A ‘Qualificação IIES’ pode ser solicitada no website do FIS. Para solicitar a ‘Qualificação IIES’, a entidade implementadora deverá responder de forma rigorosa a todos os campos do formulário online. Não são analisadas solicitações incompletas.

  1. Qual é o tempo médio de resposta a uma solicitação de ‘Qualificação IIES’?

O tempo médio de resposta a uma solicitação de ‘Qualificação IIES’ tem sido 2 semanas. O tempo médio é variável consoante o volume de solicitações recebidas.

  1. Outras informações importantes sobre a ‘Qualificação IIES’:
  • Caso uma determinada entidade não obtenha a qualificação para o projeto que apresentou, pode solicitar novamente a ‘Qualificação IIES’ caso considere que as respostas concedidas numa primeira solicitação não tenham sido suficientemente claras. Nestes casos, reinicia-se o processo, sendo atribuída uma nova ordem de entrada;
  • Um projeto apenas será qualificado enquanto IIES se as respostas concedidas nos espaços de resposta designados forem consideradas satisfatórias pela equipa da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social. Os documentos em anexo poderão contribuir para o esclarecimento dos conteúdos referidos nas questões, mas não são considerados se os temas aos quais dizem respeito não estão descritos de forma clara na resposta. Na mesma medida, os links para vídeos promocionais, vídeos ID, ou vídeos de outras entidades não serão considerados como resposta se os conteúdos neles expostos não tiverem sido descritos de forma clara na resposta;
  • O processo de ‘Qualificações IIES’ foi iniciado em novembro de 2018 e encerrará em dezembro de 2023.

https://inovacaosocial.portugal2020.pt

  •  
  •  
  •  
  •