atualidade online sobre a União Europeia
A ‘Qualificação IIES’ é o primeiro passo numa candidatura ao FIS (Fundo para a Inovação Social), sendo nesta fase que é feita a análise da elegibilidade dos projetos para um investimento ou financiamento. Até ao momento, cerca de 50 projetos já a solicitaram, tendo já sido atribuídas 17 qualificações.
A sigla IIES significa Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social.
No âmbito da Portugal Inovação Social, uma IIES é um projeto que visa implementar ou desenvolver uma solução inovadora e eficiente para um ou vários problemas sociais, com o objetivo de gerar impacto social positivo. Uma IIES deve sempre constituir-se como uma tentativa de resolver ou atenuar um problema social, promovendo a transformação de condições, de modos ou de perspetivas de vida, com potencial de alcance universal.
Existem dois tipos de IIES: IIES de intervenção direta e IIES de intervenção indireta.
A ‘Qualificação IIES’ consiste no reconhecimento de um projeto como IIES efetuado pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social através da emissão de um parecer favorável que deve constar nos processos de candidatura ao FIS.
A ‘Qualificação IIES’ é o reconhecimento, por parte da Portugal Inovação Social, de que o projeto em questão pode ser classificado como sendo de inovação social. Esta qualificação, sendo de caráter obrigatório, permite que a gestão do FIS seja objetiva, ao garantir que todos os projetos alvo de investimento ou financiamento são analisados uniformemente e de acordo com os mesmos critérios de elegibilidade.
No processo de ‘Qualificação IIES’, os projetos serão analisados, essencialmente, em 3 dimensões:
*as intervenções indiretas também terão de identificar qual a região onde vão intervir.
O FIS é um fundo público de investimento de impacto que se destina a apoiar IIES em fase de consolidação ou expansão, que necessitem de investimentos significativos e que apresentem condições de sustentabilidade financeira que permita o reembolso dos investimentos. Apenas são elegíveis para o FIS as IIES que possuírem a ‘Qualificação IIES’.
Não. No âmbito do FIS, em ambas as linhas – FIS Crédito e FIS Capital – as propostas de financiamento ou de investimento só serão elegíveis se os projetos que as organizações ou empresas pretendem desenvolver forem qualificados enquanto IIES.
A ‘Qualificação IIES’ pode ser solicitada no website do FIS. Para solicitar a ‘Qualificação IIES’, a entidade implementadora deverá responder de forma rigorosa a todos os campos do formulário online. Não são analisadas solicitações incompletas.
O tempo médio de resposta a uma solicitação de ‘Qualificação IIES’ tem sido 2 semanas. O tempo médio é variável consoante o volume de solicitações recebidas.
https://inovacaosocial.portugal2020.pt
© Directório União Europeia 2019 | Webtraços, Lda