atualidade online sobre a União Europeia

  • 19 de Maio, 2020

CE apresenta proposta de Fundo de Recuperação a 27 de maio

A Comissão Europeia (CE) vai adotar e apresentar a 27 de maio as suas propostas do Orçamento Plurianual da União Europeia para 2021-2027 e do Fundo de Recuperação da economia europeia no quadro da crise do COVID-19.

“Tenho finalmente notícias para todos os que nos têm perguntado há já bastante tempo sobre quando é que adotaríamos as nossas propostas sobre o Quadro Finaceiro Plurianual e o instrumento de recuperação: a Comissão planeia agora adotar a sua proposta no dia 27 de maio”, anunciou o porta-voz do executivo comunitário, Eric Mamer.

As propostas, há muito aguardadas, serão assim apresentadas mais de um mês depois de os chefes de Estado e de Governo da UE terem solicitado ao executivo comunitário a sua formulação com caráter de urgência, numa cimeira celebrada por videoconferência em 23 de abril último.

Fundo de Recuperação, por muitos classificado como um novo ‘Plano Marshall’ para a Europa, é considerado o grande instrumento da União Europeia para ultrapassar a crise da COVID-19 que, segundo estimativas da Comissão Europeia, provocará uma contração recorde de 7,7% do Produto Interno Bruto da zona euro este ano e de 7,4% no conjunto da União.

Leia aqui o Discurso da presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen na sessão plenária do Parlamento Europeu sobre o novo Quadro Financeiro Plurianual, os recursos próprios e o Plano de Recuperação.

Fonte: Rep. CE Portugal/Eco

  •  
  •  
  •  
  •