atualidade online sobre a União Europeia

  • 26 de Agosto, 2020

CE dá luz verde a apoio de 5,9 mil milhões para Portugal

A Comissão Europeia (CE) propôs conceder 5,9 mil milhões de euros de apoio financeiro a Portugal, no âmbito do Instrumento SURE, para proteger postos de trabalho.

“Na sequência das propostas ao Conselho relativas à decisão de conceder um apoio financeiro de 81,4 mil milhões de euros a 15 Estados-membros, a Comissão propõe agora incluir Portugal e disponibilizar um total de 87,3 mil milhões de euros de apoio financeiro no âmbito do SURE a 16 Estados-Membros”, explica Bruxelas em comunicado.

Após a aprovação destas propostas, o apoio assumirá a forma de empréstimos que ajudarão o país a fazer face aos aumentos súbitos da despesa pública destinadas a preservar o Emprego. Concretamente, ajudarão Portugal a cobrir os custos diretamente relacionados com o financiamento do seu regime nacional de redução do tempo de trabalho.

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, afirmou que se “impõe fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para preservar o emprego e o sustento das famílias. Trata-se inequivocamente de uma prova de solidariedade face a uma crise sem precedentes e atesta o empenho da Europa em proteger os seus cidadãos.”

Já Nicolas Schmit, comissário do Emprego e dos Direitos Sociais, declarou que “o instrumento SURE constituiu uma das primeiras redes de segurança que decidimos criar para garantir aos trabalhadores um rendimento durante a suspensão da sua atividade e para assegurar a preservação dos seus postos de trabalho. Contribuirá assim para acelerar o processo de retoma. Isto demonstra a solidariedade europeia e ilustra a forma como, juntos, somos mais fortes em benefício de todos os cidadãos europeus.”

De acordo com Paolo Gentiloni, comissário responsável pela Economia, “O instrumento SURE representa a contribuição da União Europeia para proteger os trabalhadores contra o desemprego, bem como para preservar os postos de trabalho e as competências de que necessitaremos aquando da retoma das nossas economias. A forte procura por parte dos nossos Estados-Membros confirma a importância crucial deste instrumento.”

O apoio assumirá a forma de empréstimos que ajudarão o país a fazer face aos aumentos súbitos da despesa pública destinadas a preservar o Emprego.

Fonte: DN/CE