atualidade online sobre a União Europeia

  • 22 de Setembro, 2020

Convocatória extra Erasmus+ inclui “Parcerias para a Criatividade” com os sectores Cultural e Criativo

Com o objectivo de responder às circunstâncias criadas pela pandemia Covid-19, em 2020 o programa Erasmus+ apoiará excepcionalmente parcerias que promovam o desenvolvimento de competências através da criatividade e das artes.

As Parcerias para a Criatividade (nas áreas da juventude, ensino escolar e educação de adultos) têm como objectivo envolver organizações nos campos da educação formal, informal e não formal, juntamente com as dos sectores criativo e cultural, para estimular a consciência europeia e capacitar as pessoas das gerações actuais e futuras – independentemente da sua origem social e cultural – a serem inovadores bem sucedidos no seu ambiente local. Um dos objectivos é também equipar jovens e adultos com as ferramentas e competências necessárias para encontrar soluções criativas e inovadoras para enfrentar riscos sem precedentes e desafios sociais, bem como para revelar oportunidades que possam ser procuradas num contexto crítico. Esta acção visa melhorar o desenvolvimento de aptidões e competências que reforçam a criatividade, bem como impulsionar a qualidade, inovação e reconhecimento do trabalho dos jovens.

Estes projectos visam reforçar a cooperação trans-sectorial com enfoque na criatividade, cidadania europeia e consciência cultural de todos os cidadãos. Através desta acção, o Programa pode também reforçar a inclusão social através das artes, promovendo abordagens inovadoras de diálogo participativo e intercultural ligando a educação, a formação e os jovens interessados com as organizações de base do sector cultural e criativo.

As parcerias com o sector educativo formal, informal e não formal, centradas nos jovens e nos profissionais, podem ajudar a enfrentar tanto os grandes desafios societais que os sectores cultural e criativo enfrentam à luz desta crise global, como também as oportunidades para eles que a crise trouxe à tona. Em última análise, esta cooperação intersectorial deverá complementar os esforços para ajudar os sectores cultural e criativo a recuperar da crise em termos de recuperação verde, mais digital e resistente, contribuindo assim também para as prioridades estratégicas da UE.


Candidatos e Prioridades:

1) “Parcerias para a criatividade” são transnacionais e implica como mínimo a três organizações de três diferentes países do programa.

2) Este convite está aberto a qualquer tipo de organização activa em qualquer campo da educação, formação e juventude ou outros sectores socioeconómicos, bem como a organizações que desenvolvam actividades transversais em diferentes campos (por exemplo, autoridades locais e regionais, centros de reconhecimento e validação, centros de orientação, organizações culturais, etc.). Para serem elegíveis para financiamento, os projectos devem abordar como prioridade o desenvolvimento de competências e a inclusão através da criatividade e das artes.

3) Será dada prioridade a:

– Actividades que promovem a aprendizagem informal e não formal e o trabalho juvenil (incluindo o trabalho digital juvenil) com uma componente cultural e criativa para ajudar as gerações jovens e os profissionais a adquirir aptidões e competências;
– Acções que podem contribuir para a criação de emprego, desenvolvimento sustentável e inclusão social através das artes, promovendo abordagens inovadoras de participação e diálogo intercultural ligando os interessados na educação, formação e juventude com organizações nos sectores cultural e criativo;

Tipo de Actividades

Dependendo do tipo de parceria estratégica, os projectos podem realizar um vasto leque de actividades associadas ao conceito de “criatividade”, como por exemplo (lista não exaustiva):

– Actividades ligadas ao reforço de todos os aspectos da criatividade na educação não formal e formal, melhorando o desenvolvimento de aptidões e competências;
– Medidas para acelerar a transformação digital e a utilização de meios digitais para adaptar à forma em como os bens culturais e eventos criativos são criados, geridos, difundidos e consumidos.
– Actividades que promovam a cidadania activa e a inclusão social através das artes, especialmente entre os jovens;
– Actividades que fomentem o empreendedorismo (incluindo o empreendedorismo social) nos domínios culturais e criativos;
– Ferramentas e recursos de aprendizagem, materiais, cursos e módulos de formação para fomentar a criatividade, a cultura e o multiculturalismo;
– Iniciativas artísticas e culturais com uma dimensão educativa ou destinadas a sensibilizar para as questões sociais e europeias (peças de teatro, exposições, representações musicais, fóruns de discussão, etc.);
– Actividades para estabelecer ou reforçar redes e novos modelos de colaboração (nomeadamente através de meios virtuais), estimulando o envolvimento intercultural e o incremento de mentalidades criativas nos cidadãos, em particular nas camadas jovens;
– Actividades de mobilidade transnacional que promovam oportunidades de aprendizagem em espaços criativos e sítios de património cultural, incluindo residências criativas para artistas e criadores nos domínios da educação não formal/formal e do trabalho juvenil.


Os projectos devem ser apresentados até 29 de Outubro ao meio-dia (hora de Bruxelas) e devem ter início entre 1 de Março e 30 de Junho de 2021.
A duração dos projectos será entre 6 e 24 meses. Em todos os casos, os projectos devem estar concluídos o mais tardar até 31 de Dezembro de 2023.

Mais informação e acesso aos formulário na página da Agência Nacional Erasmus + e na página da Comissão Europeia.
Numa colaboração entre a Agência Nacional Erasmus+ e o Europa Criativa Desk PT, serão organizadas duas sessões de informação. Datas a anunciar brevemente.