atualidade online sobre a União Europeia

  • 21 de Outubro, 2020

Comissão Europeia procede à primeira emissão de obrigações de investimento social SURE UE

A Comissão Europeia emitiu pela primeira vez obrigações de investimento social no valor de 17 mil milhões de euros ao abrigo do instrumento SURE da UE, com o objetivo de proteger o emprego e manter as pessoas no mercado de trabalho. A emissão incluiu dois tipos de obrigações, sendo que 10 mil milhões de euros deverão ser reembolsados em outubro de 2030 e 7 mil milhões de euros em 2040.

Os investidores manifestaram um grande interesse neste instrumento com notação elevada e a procura foi mais de 13 vezes superior à oferta, o que resultou em condições de preço favoráveis para as duas obrigações.

Ambas as obrigações foram emitidas em condições atrativas, refletindo o elevado nível de interesse. A obrigação a 10 anos será remunerada em 3 pontos base acima da taxa de mid-swap. A obrigação a 20 anos será remunerada em 14 pontos base acima da taxa de mid-swap. Os novos prémios de emissão definitivos foram estimados em 1 ponto de base e 2 pontos de base para as tranches de 10 anos e 20 anos, respetivamente, sendo os dois valores extremamente limitados à luz dos montantes impressos.

Os preços daquela que foi a maior emissão de obrigações de sempre pela Comissão revelaram-se atrativos, num início auspicioso para o programa SURE. As condições em que a Comissão contrai empréstimos são repercutidas diretamente em favor dos Estados-Membros que recebem empréstimos. (Encontre aqui mais pormenores sobre os preços da transação).

Nesta transação, a Comissão Europeia foi apoiada por cinco bancos («joint bookrunners»): Barclays (IRL), BNP Paribas, Deutsche Bank, Nomura e UniCredit.

Os fundos angariados serão transferidos para os Estados-Membros beneficiários sob a forma de empréstimos para os ajudar a cobrir os custos relacionados diretamente com o financiamento de regimes nacionais de redução de tempo de trabalho e medidas semelhantes em resposta à pandemia.

Neste contexto, a Comissão anunciou no início deste mês que iria emitir a totalidade das obrigações SURE UE, num montante máximo de 100 mil milhões de euros, sob a forma de obrigações de investimento social, tendo igualmente adotado um quadro para as obrigações de investimento socialVer esta ligação noutra línguaEN••• avaliado de forma independente.