atualidade online sobre a União Europeia

  • 2 de Novembro, 2020

O contributo da Ciência para a recuperação do país

Teve de ser adiado por alguns meses por causa da pandemia, mas o Encontro Ciência 2020 aí está de novo a juntar a comunidade científica nacional, desta vez num misto de sessões presenciais e através da Internet nos dias 3 e 4 de novembro.

O evento tem como objetivo debater a forma como a ciência pode contribuir para a recuperação do país e para uma Europa mais resiliente e igualitária, num momento difícil da vida coletiva devido à pandemia.

Está prevista participação do primeiro-ministro António Costa, da comissária Elisa Ferreira e do presidente Marcelo Rebelo de Sousa na abertura e no encerramento dos trabalhos.

Organizado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, o encontro decorrerá durante dois dias, a partir desta terça-feira, 3 de novembro, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Ciência, Manuel Heitor, na sessão de abertura, a partir das 9.30, na qual estará em foco o tema “Ciência em Portugal para uma Europa mais resiliente”.

As questões sociais e digitais estarão em debate na tarde de terça-feira, numa sessão que conta com a participação de vários investigadores de universidades nacionais e internacionais e que será encerrada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Nesse mesmo dia, numa intervenção em formato digital, o prémio Nobel da Química em 2004 Aaron Ciechanover falará sobre as questões bioéticas ligadas à pandemia.

Na quarta-feira, último dia do encontro, estarão em discussão os temas da ciência em Portugal para uma Europa mais global, a forma como o conhecimento científico pode mudar as nossas vidas e ajudar a recuperar o país.

Em diferentes sessões falar-se-á do papel de Portugal na Europa do Espaço, da inovação em saúde e do desenvolvimento do país, com base na ciência, tecnologia e inovação.

PROGRAMA inclui ainda intervenções dos ministros de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, para além dos já referidos.

Já o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente no encerramento do encontro.

Fonte: Ciência2020/DN

  •  
  •  
  •  
  •