atualidade online sobre a União Europeia

  • 14 de Dezembro, 2020

Suécia vence Prémio ‘Access City 2021’

Das 50 candidaturas apresentadas ao Prémio ‘Access City 2021’, foi eleita vencedora a cidade de Jönköping, no sul da Suécia, pela introdução de melhorias contínuas nas áreas novas e antigas da cidade, em colaboração com organizações de pessoas com deficiência.

A cidade também criou um ‘Prémio Access City’ local, para empresas ou organizações que trabalharam com os seus clientes para melhorar a acessibilidade.

Prémio ‘Access City’ visa garantir a igualdade de acesso à vida na cidade para pessoas com deficiência. É organizado pela Comissão Europeia em conjunto com o Fórum Europeu da Deficiência e representa uma das ações criadas ao abrigo da Estratégia da União Europeia para a Deficiência 2010-2020.

Foi lançado em 2010 com o intuito de aumentar a conscientização sobre a deficiência e promover iniciativas de acessibilidade em cidades europeias com mais de 50.000 habitantes.

O segundo e terceiro lugares foram atribuídos à cidade de Bremerhaven, na Alemanha, e a cidade de Gdynia, na Polónia, respetivamente.

Foram ainda atribuídas as seguintes menções especiais:

  • Acessibilidade dos serviços públicos em tempos de pandemia – Poznań, na Polónia
     
  • Acessibilidade como uma oportunidade para toda a cidade – Komotini, na Grécia
     
  • Ambiente construído – Florença, na Itália

Saiba mais aqui

Fonte: INR/CE