atualidade online sobre a União Europeia

  • 8 de Janeiro, 2021

Navio Museu Santo André está de regresso reabilitado com apoio do Mar 2020

Após os trabalhos de reabilitação, o navio museu Santo André está de regresso ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, local onde tem estado acostado desde que assumiu as suas funções para visitação do público.

O investimento de 584 mil euros, do município de Ílhavo, contou com o apoio do Programa Operacional Mar 2020, no valor de 425 mil euros, no âmbito da execução da Estratégia de Desenvolvimento Local das comunidades costeiras.

Foram reabilitados todos os espaços do navio, com particular destaque para os porões, as áreas de alojamento, o parque do guincho de pesca, a casa das máquinas, a balaustrada exterior, o convés, os mastros e a ponte, para além da pintura total, docagem e alagem, e a renovação de toda a componente elétrica e sistemas do navio, entre outros.

Quanto ao projeto museográfico conta com novas dinâmicas do percurso de visita, com uma nova narrativa expositiva permanente, experiências sensoriais usando novas tecnologias que remetem para o passado histórico do navio, dos seus tripulantes e da pesca do bacalhau por artes de arrasto, neste que é o último da sua classe a sobreviver.

Com a sua visita o navio dá a conhecer o que foram as pescarias do bacalhau e a vivência dos seus tripulantes que, durante meio século, mantiveram esta relevante atividade da pesca do bacalhau.

Fonte: Mar2020

  •  
  •  
  •  
  •