atualidade online sobre a União Europeia

  • 14 de Janeiro, 2021

Viseu e Coimbra avançam com Sistema de Videovigilância Florestal

Vão arrancar os trabalhos para a implementação do Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais nas regiões Viseu Dão Lafões e Coimbra, com apoio do PO SEUR.

As Comunidade Intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e da Região de Coimbra realizaram, nos dias 8 e 11 de Janeiro, as reuniões de arranque para este sistema que representa um investimento global de mais de 3,3 milhões de euros.

Irá contribuir para a deteção precoce de incêndios florestais e, consequentemente, uma mais rápida ativação dos meios de combate, bem como uma melhor definição das estratégias de combate e apoio à decisão.

O projeto é financiado pelo Fundo de Coesão através do PO SEUR –  Programa Operacional de Sustentabilidade e Uso dos Recursos, e irá permitir a estas duas Comunidades Intermunicipais a instalação de uma rede de 37 torres de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais, abrangendo os 33 municípios do território.

Além da presença da CIM Viseu Dão Lafões e da CIM Região de Coimbra, na reunião marcaram presença os 33 municípios abrangidos, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) e os Comandos Territoriais da GNR de Viseu, Coimbra, Aveiro e Guarda, e, ainda, o consórcio vencedor do procedimento, a empresa MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A e a empresa INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação.

Fonte: Lusa/AgroPortal