atualidade online sobre a União Europeia

  • 27 de Janeiro, 2021

Lançamento do Programa Horizonte EUROPA

O Programa Horizonte Europa será lançado no próximo dia 2 de fevereiro, numa sessão a decorrer em formato digital, no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da UE e organizada em estreita colaboração com a Comissão Europeia.

O documento de contexto e o PROGRAMA provisório do sucessor do HORIZONTE 2020 estão disponíveis no site da Rede PERIN (em contínua atualização).

O evento reúne oradores de toda a Europa e inclui intervenções de investigadores, líderes empresariais e de responsáveis políticos e governamentais com o objetivo de mobilizar toda a Europa para o programa Horizonte Europa 2021-27 e a sua articulação com os programas nacionais de recuperação e resiliência, em preparação no âmbito do programa “Next Generation EU, 2021-26”.

Durante esta iniciativa serão particularmente apresentadas e discutidas ideias para a promoção da dupla Transição Verde e Digital em toda a Europa, em associação com uma recuperação resiliente através de um Espaço Europeu da Investigação – ERA renovado.

O documento de contexto debruça-se sobre as questões críticas que hoje se colocam a este processo e à promoção da atividade de I&D na Europa, incluindo a necessidade de aumentar o investimento público e privado em I&D, designadamente no contexto da recente reafirmação pela Comissão Europeia da meta de 3% do investimento em I&D em termos do produto interno bruto, até 2030.

No caso de Portugal, a coordenação e divulgação da estratégia de reforço da participação nacional no programa Horizonte Europa 2021-27 é feita através da Rede PERIN – Portugal in Europe Research and Innovation Network.

Esta inclui as principais agências financiadoras e promotoras, designadamente a FCT, a ANI, a AICIB, a PT Space, a Agência ERASMUS e a DGES, em estreita articulação com os gabinetes de promoção dos programas europeus nas instituições académicas e de investigação, assim como em empresas, associações empresariais e centros de incubação de empresas e de interface.

Fonte: ANI/PERIN

  •  
  •  
  •  
  •