atualidade online sobre a União Europeia
O ProjetoVentiLab 4 COVID-19 pretende instalar em Portugal o primeiro Laboratório ibérico especializado na certificação de ventiladores de qualquer natureza, serviço indispensável no combate à COVID-19.
O VentiLab 4 COVID-19 é promovido pela ICNAS – Produção Unipessoal Lda. e cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Optimização (COVID-19), envolvendo um investimento elegível de 366 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 329 mil euros.
O principal objetivo do projeto VentiLab 4 COVID-19 é implementar na ICNAS-P um Laboratório para o teste e certificação, de acordo com a norma ISO 18562-1:2017 e o Anexo I da DDM, de equipamentos médicos respiratórios, nomeadamente ventiladores pulmonares, equipamentos fundamentais na resposta à pandemia da COVID-19.
Pretende-se que este Laboratório, que será único a nível nacional e apenas o terceiro a nível europeu, tenha capacidade para prestar este serviço no mercado global.
Porém, será necessário capacitar o Laboratório com os equipamentos essenciais para a realização dos testes necessários à certificação pelas referidas normas e garantir os necessários procedimentos de qualidade.
Não existem, neste momento, no espaço ibérico empresas a oferecer um serviço dedicado a testar ventiladores de emergência no contexto da COVID-19. Mesmo no espaço europeu, o número de empresas é escasso.
Paralelamente, inúmeros projetos de ventiladores estão neste momento em curso em Portugal e em todo o mundo, pelo que a necessidade deste serviço é crítica para permitir que pelo menos alguns destes possam vir a ter utilização clínica.
Fonte: COMPETE 2020/ICNAS