atualidade online sobre a União Europeia

  • 3 de Março, 2021

Comissão apoia projetos de reforma nos Estados-Membros para criar mais postos de trabalho e reforçar o crescimento sustentável

A Comissão aprovou hoje 226 projetos em todos os 27 Estados-Membros, que irão apoiar os seus esforços de conceção e execução de reformas nacionais para reforçar o crescimento. Estas ações de apoio são realizadas no âmbito do Instrumento de Assistência Técnica e disporão de um orçamento total de 102,6 milhões de euro para o ano de 2021, a fim de promover a coesão económica, social e territorial na União Europeia.02/03/2021

A Comissão aprovou hoje 226 projetos em todos os 27 Estados-Membros, que irão apoiar os seus esforços de conceção e execução de reformas nacionais para reforçar o crescimento. Estas ações de apoio são realizadas no âmbito do Instrumento de Assistência Técnica (IAT) e disporão de um orçamento total de 102,6 milhões de EUR para o ano de 2021, a fim de promover a coesão económica, social e territorial na União Europeia.

Elisa Ferreira, comissária responsável pela Coesão e Reformas, afirmou: «São necessárias reformas para melhorar o contexto empresarial, reforçar os sistemas de saúde e os sistemas sociais e educativos e, de um modo geral, para aumentar a resiliência dos Estados-Membros e demais intervenientes, quando confrontados com desafios difíceis e crises globais. O Instrumento de Assistência Técnica é uma ferramenta poderosa, que pode ajudar os Estados-Membros a realizar as reformas necessárias para um desenvolvimento sustentável».

O Instrumento de Assistência Técnica (IAT) é o principal instrumento da Comissão para prestar assistência técnica às reformas na UE. Faz parte do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027 e do Plano de Recuperação da Europa. Baseia-se no êxito do seu antecessor, o Programa de Apoio às Reformas Estruturais (PARE), que, desde 2017, apoiou mais de 1 000 projetos de assistência técnica em todos os Estados-Membros.

As reformas elegíveis para o apoio do IAT incluem, entre outras, a administração pública, a governação, as políticas fiscais, o contexto empresarial, o setor financeiro, o mercado de trabalho, os sistemas educativos, os serviços sociais, os cuidados de saúde, a transição ecológica – por exemplo, a Vaga de Renovação – e os serviços digitais. O reforço da capacidade institucional e administrativa para conceber e realizar reformas e investimentos é essencial para promover a resiliência e apoiar a recuperação.

Com um orçamento reforçado de 864 milhões de EUR para o período 2021-2027, o IAT pode igualmente prestar assistência técnica para auxiliar os Estados-Membros na preparação e execução dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), garantindo assim que estão mais bem equipados para aceder ao financiamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR). No total, mais de 60 % dos projetos IAT pré-selecionados para 2021 estão relacionados com a execução dos PRR, enquanto 30 % se centram no Pacto Ecológico e 44 % na transição digital.

O apoio do IAT ajuda igualmente os Estados-Membros a enfrentar eficazmente os desafios identificados nas Recomendações por país da UE.

Todas as informações podem ser consultadas na Decisão de Execução C(2021)1335Ver esta ligação noutra línguaEN••• adotada e no primeiro programa de trabalho anual do IATVer esta ligação noutra línguaEN•••.