atualidade online sobre a União Europeia

  • 9 de Abril, 2021

Projeto português ‘UVtizer’ vai ajudar a combater a pandemia de COVID-19

UVtizer desinfeta o ar e higieniza as superfícies sem agentes químicos e chega ainda este ano para ajudar a combater doenças infeciosas com elevado nível de contágio, como a COVID-19.

UVtizer é um projeto em copromoção, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Trata-se do mais recente equipamento desenvolvido pelo CeNTI, em parceria com o iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e pelas empresas portuguesas Castros S.A. e Matglow, e permite desinfetar múltiplas superfícies em simultâneo sem recorrer a agentes químicos.

Em comunicado, o CeNTI explica que na base da inovação está a integração de luz UV-C. O equipamento incorpora também sistemas de sensorização, robótica, mecânica, ventilação e funcionalização de materiais, de modo a assegurar uma higienização rápida e eficaz.

Em fase final de prototipagem, o UVtizer permitirá desinfetar o ar e higienizar superfícies em pavimentos, revestimentos e mobiliário de vários materiais, como madeiras, plásticos, metais, têxteis e cerâmicos.

Fonte: Centi