atualidade online sobre a União Europeia

  • 13 de Abril, 2021

Presidência UE promove Conferência sobre Universidades Europeias

No próximo dia 14 de abril realiza-se a conferência digital ‘Universidades Europeias: na vanguarda da transformação na educação, na investigação e na inovação’, promovida pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O encontro internacional tem como foco de discussão a importância das universidades europeias enquanto redes internacionais de conhecimento, de cocriação, de formação colaborativa, do desenvolvimento regional e coesão europeia, bem como da promoção da identidade europeia através dos ecossistemas de conhecimento e inovação.

Esta conferência reúne representantes de universidades europeias, incluindo reitores, presidentes e coordenadores, mas também estudantes, investigadores e pessoal académico, com representantes da Comissão Europeia e dos Estados-Membros, bem como partes interessadas relevantes das empresas e da sociedade.

Os Painéis de Discussão abordarão os principais tópicos da agenda da Iniciativa das Universidades Europeias, incluindo o potencial de transformação destas alianças transnacionais, como as Universidades europeias podem contribuir para os objetivos de criar uma sociedade verde, digital e inclusiva, bem como fornecer o futuro e habilidades avançadas para a transformação da sociedade.

O painel final envolverá representantes dos governos das regiões da RUN-EU – Rede Regional Europeia da Universidade Europeia, para discutir o papel das Universidades Europeias no desenvolvimento regional e na liderança dos ecossistemas regionais de inovação, como forma de criar uma Zona de Desenvolvimento Interregional.

European Universities Initiative foi lançada em 2017 com a visão de criar as universidades do futuro e revolucionar a qualidade e a competitividade do ensino superior europeu.

Mais de 280 instituições de ensino superior dos 27 estados membros estão a testar diferentes modelos de cooperação para ‘redes ascendentes de universidades em toda a UE, que permitirão aos estudantes obter um diploma combinando estudos em vários países da UE e contribuir para a competitividade internacional da Europa universidades ‘.

Prevê-se que estas alianças terão um papel pioneiro na transformação da educação, investigação e inovação em toda a Europa.

Saiba mais aqui

Fonte: 2021PortugalEU

  •  
  •  
  •  
  •