atualidade online sobre a União Europeia

  • 7 de Maio, 2021

Arranque da Cimeira Social do Porto

Arranca hoje a Cimeira Social do Porto (7 e 8 de maio), que será o ponto alto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com o qual pretende marcar a agenda europeia para a próxima década, e uma oportunidade para reforçar o diálogo com os parceiros sociais e com os cidadãos.

A Cimeira pretende reforçar o compromisso dos Estados-Membros, das instituições europeias, dos parceiros sociais e da sociedade civil com a implementação do Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e dará atenção particular às áreas do Emprego, da Igualdade de Oportunidades, da Inclusão, da Proteção Social e da Saúde.

Plano de Ação, apresentado pela Comissão Europeia em março, propõe um conjunto de iniciativas e estabelece três metas principais a atingir até 2030 ao nível europeu:

  • Taxa de emprego de pelo menos 78% na União Europeia
  • Pelo menos 60% dos adultos devem participar anualmente em formação
  • Redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, entre as quais 5 milhões de crianças

A Cimeira Social será organizada em torno de dois eventos:

7 DE MAIO | CONFERÊNCIA DE ALTO NÍVEL

A Conferência de Alto Nível estará centrada em encontrar as melhores formas de implementar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, com uma ampla participação de todos os atores relevantes.

A Conferência consistirá em duas sessões plenárias (Abertura e Encerramento), bem como três Sessões de Trabalho Paralelas (workshops) sobre Trabalho e Emprego, Qualificações e Inovação, Bem-estar e Proteção Social.

O resultado da Conferência irá contribuir para os trabalhos da Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo que terá lugar no dia seguinte.

A Conferência de Alto Nível terá lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Consulte o PROGRAMA.

8 DE MAIO | REUNIÃO INFORMAL DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO

Numa reunião presidida pelo Presidente do Conselho Europeu, os líderes da União Europeia irão discutir formas de dar o mais alto impulso político ao fortalecimento do Pilar Social Europeu e à sua implementação.

A reunião terá lugar nos jardins do Palácio de Cristal.

PARTICIPAÇÃO

A participação na Conferência de Alto Nível será apenas por convite.

No entanto, a totalidade da Conferência de Alto Nível – sessão de abertura, workshops e sessão de encerramento – será transmitida ao vivo – via streaming – nas plataformas da Presidência Portuguesa e das instituições europeias e estará acessível a todos.

Os eventos podem ser acompanhados pela cobertura da EBS e do Host Broadcaster e através dos marcadores #EUSocialSummit21, #TimeToDeliver e #SocialRights.

Consulte o Programa e outras informações úteis no Guia de Imprensa.

Fonte: 2021PortugalEU/Rep.CE Portugal

  •  
  •  
  •  
  •