atualidade online sobre a União Europeia

  • 10 de Maio, 2021

‘Empreender 45-60’, projeto de apoio ao Empreendedorismo Sénior

O projeto ‘Empreender 45-60: Uma estratégia nacional de apoio ao empreendedorismo sénior’, visa contribuir para a promoção do espírito empresarial nas faixas etárias mais avançadas, com uma intervenção inovadora.

Promovido pela Fundação AEP, o ‘Empreender 45-60’ tem uma intervenção estruturada dirigida à população das faixas etárias superiores a 45 anos, particularmente a indivíduos com elevados níveis de qualificação, capitalizando o seu conhecimento e experiência para a geração de riqueza, quer seja na qualidade de empreendedores, quer seja como mentores ou entidades de suporte ao empreendedorismo.

O projeto ‘Empreender 45-60’ está focalizado na Região Norte do País, onde se regista uma maior taxa de desemprego qualificado nesta faixa etária, sendo cofinanciado pelos Programas Operacionais COMPETE 2020 e NORTE 2020 no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio Ações Coletivas.

A procura de emprego para as pessoas que se encontram na faixa etária entre os 45 e os 60 anos revela-se uma tarefa difícil, pelo que a criação do próprio emprego apresenta-se como uma solução astuciosa e coerente para contrariar a realidade a que se assiste.

‘Empreender 45-60’ preconiza assim uma intervenção inovadora para responder ao desafio estrutural das sociedades modernas que é o envelhecimento demográfico, associado à dinâmica que resulta da conjugação dos saldos naturais e migratórios com o aumento da esperança de vida dos indivíduos e, por conseguinte, o prolongamento das suas aptidões para o trabalho.

Fonte: Compete2020

  •  
  •  
  •  
  •