atualidade online sobre a União Europeia
O edifício do antigo hospital de Vila Franca de Xira vai ser convertido numa Unidade de Cuidados Continuados (UCC), um projeto da Santa Casa da Misericórdia local com apoio do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas.
Esta infraestrutura, situada no centro da cidade está ao abandono desde 2013, tendo sido, desde então, alvo de vários atos de vandalismo, segundo o provedor da Misericórdia de Vila Franca de Xira, Armando de Carvalho.
“O edifício atingiu nestes últimos cinco anos um estado preocupante de degradação. Houve muitos assaltos e chegámos a apanhar pessoas a roubar materiais e fios de cobre”, contou Armando de Carvalho.
O provedor explicou que a Misericórdia de Vila Franca de Xira tem um projeto para requalificar o imóvel, que outrora albergou o hospital Reynaldo dos Santos, para o converter numa UCC, estando o projeto “dependente de um empréstimo bancário de 5,5 milhões de euros”.
Esse empréstimo insere-se no âmbito do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, que disponibiliza empréstimos em condições mais favoráveis.
Além da reabilitação do edifício, o projeto prevê, igualmente, a instalação de 140 camas destinadas a pessoas com doenças crónicas ou em fase de recuperação.
Fonte: MVFX/IFRRU