atualidade online sobre a União Europeia
A Comissão Europeia publicou um novo RELATÓRIO sobre as Regiões Fronteiriças da União Europeia, com análises e recomendações sobre a forma de reforçar a resiliência das regiões fronteiriças também no contexto da pandemia de coronavírus.
A fim de aprofundar a cooperação institucional, o RELATÓRIO propõe alargar a Iniciativa «b-solutions», que ajuda as regiões fronteiriças a resolver os obstáculos transfronteiriços muito práticos e a apoiar a produção e a análise de dados transfronteiriços.
A fim de tornar as regiões fronteiriças mais resilientes às futuras crises sanitárias, a Comissão promoverá o desenvolvimento de serviços públicos transfronteiriços sólidos.
Para aumentar a mobilidade laboral, recomenda-se continuar a apoiar as parcerias transfronteiriças EURES ou sensibilizar para o Quadro Europeu de Qualificações.
Por último, o RELATÓRIO centra-se no contributo das regiões fronteiriças da UE para o Pacto Ecológico Europeu, apelando a uma maior cooperação nas estratégias nacionais de adaptação dos Estados-Membros e a uma maior atenção à dimensão transfronteiriça na Rede Natura 2000.
Consulte AQUI:
| RELATÓRIO ‘Regiões Fronteiriças da UE: Laboratórios vivos da integração europeia’
| Interreg Cooperação Territorial Europeia
Fonte: CE