atualidade online sobre a União Europeia

  • 19 de Julho, 2021

Algarve debate Plano Ferroviário Nacional

CCDR Algarve, promove na próxima segunda-feira, dia 19 de julho, às 15 horas, uma Sessão de Apresentação das Bases do Plano Nacional Ferroviário.

O evento é promovido em parceria com o Gabinete do Ministro das Infraestruturas e Habitação e com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT): PROGRAMA e INSCRIÇÕES.

No Algarve, a Infraestruturas de Portugal tem previsto para este ano de 2021 a adjudicação da eletrificação da Linha do Algarve, no âmbito do Programa FERROVIA 2020, cofinanciado por fundos da União Europeia.

Na Estratégia de Desenvolvimento Regional – Algarve 2030 destacam-se como muito relevantes a melhoria das ligações modais intrarregionais, em particular na ligação ao aeroporto internacional de Faro, bem como o desenvolvimento do estudo de ligação a Andaluzia, posição partilhada e recentemente reiterada por ambas as regiões através de manifesto assinado por associações empresariais e autarcas.

Refere-se que o setor dos Transportes representa 25% das emissões de gases com efeito de estufa da União Europeia, enquanto o transporte ferroviário é responsável por apenas 0,4% dessas emissões. O setor dos caminhos-de-ferro é, em grande parte, eletrificado, tendo sido o único modo de transporte a reduzir consideravelmente as suas emissões desde 1990. Este setor também pode desempenhar um papel significativo no âmbito do turismo sustentável.

No ano assinalado como Ano Ferroviário Europeu avança o Debate sobre o Plano Ferroviário Nacional (PFN), um instrumento que irá definir a rede ferroviária de interesse nacional e internacional. Com este plano, pretende-se conferir estabilidade e previsibilidade ao planeamento da rede ferroviária para um horizonte de médio e longo prazo.

Fonte: CCDR Algarve

  •  
  •  
  •  
  •