atualidade online sobre a União Europeia

  • 21 de Julho, 2021

Conferência ‘Energia Renovável Offshore Abre Novos Horizontes’

A Conferência ‘Energia Renovável Offshore Abre Novos Horizontes’ vai ter lugar esta sexta-feira, dia 23 de julho, a partir das 9h00, na Câmara Municipal de Viana do Castelo, e vem trazer ao debate as potencialidades das energias renováveis offshore, como a energia eólica e a energia das ondas.

Trata-se de uma iniciativa que reúne vários agentes e atores do Cluster onde se incluem empresas internacionais com destaque no setor das denominadas energias limpas e que visam ter impacto no desenvolvimento da economia, aumentar o emprego qualificado e científico, promover a descarbonização e a inovação tecnológica.

No Programa da conferência o tema ‘Desenvolvimento e Coesão’ conta com a participação de Nuno Oliveira Santos, Presidente da AD&C – Agência para o Desenvolvimento & Coesão, I.P. e de António M. Cunha, Presidente da CCDR-Norte.

O Cluster das energias renováveis oceânicas que se está a desenvolver-se em Viana do Castelo já conta com o projeto europeu ‘Atlantis – The Atlantic Testing Platform for Maritime Robotics: New Frontiers for Inspection and Maintenance of Offshore Energy Infrastructures’, liderado pelo INESC TEC e com participação da EDP e apoio de diversos parceiros tecnológicos e académicos, corresponde ao primeiro centro europeu de teste de robôs marítimos em ambiente real e vai ser criado ao largo da costa de Viana do Castelo, no WindFloat Atlantic, o primeiro parque eólico flutuante ao largo da Europa Continental.

Fonte: Governo de Portugal / Cãmara Municipal de Viana do Castelo

  •  
  •  
  •  
  •