atualidade online sobre a União Europeia

  • 29 de Julho, 2021

CE investe em 47 projetos para descarbonizar a economia, dois são portugueses

A Comissão Europeia (CE) anunciou a mobilização de 122 milhões de euros para 47 projetos europeus destinados a investimentos em energias alternativas e menos poluentes, com vista à descarbonização da economia, dois dos quais são portugueses.

Bruxelas selecionou um projeto da portuguesa Navigator para conversão de fábrica de celulose de gás natural para biomassa e escolheu um outro da empresa Hyperion Energy Investments dedicado ao hidrogénio verde.

As subvenções apoiarão projetos destinados a introduzir tecnologias hipocarbónicas em setores com utilização intensiva de energia e nos setores do hidrogénio, do armazenamento de energia e das energias renováveis.

No caso do projeto da Navigator, a ficha técnica disponibilizada por Bruxelas indica que “o objetivo do projeto é reduzir as emissões diretas de gases com efeito de estufa provenientes do forno de cal da fábrica de celulose”, tendo em vista reduzir em 76% a emissão de gases de efeito estufa.

Para tal, “será concebido e construído um queimador rotativo à escala piloto e as suas linhas e equipamento de alimentação de pó de madeira, a fim de permitir uma mudança de combustível para resíduos de madeira 100% dura (serradura de eucalipto) e madeira macia (‘pellets’), substituindo o atual gás natural queimado no forno de cal da fábrica de pasta de papel existente”, precisa.

Já o projeto da Hyperion Energy Investments visa “fornecer hidrogénio verde a um sítio industrial local apoiado pela geração fotovoltaica e por um sistema de baterias”, segundo a ficha técnica.

Os projetos selecionados, no âmbito do convite à apresentação de propostas, terão até quatro anos para utilizar as verbas comunitárias alocadas.

Saiba mais AQUI.

Fonte: Rep.CEPortugal

  •  
  •  
  •  
  •