atualidade online sobre a União Europeia

  • 31 de Agosto, 2021

Madeira 14-20 aprova seis milhões de euros para empresas

Foram aprovados, na última reunião da Unidade de Gestão do Programa Operacional Madeira 14-20, vários projetos de empresas madeirenses, com um investimento total elegível de cerca de 6 milhões de euros, dos quais 2,64 milhões de euros correspondem à comparticipação de fundos da União Europeia.

As candidaturas aprovadas inserem-se no Sistema de Incentivos Valorizar 2020 IV, um apoio concedido às empresas madeirenses e porto-santenses, que procuram a Inovação Empresarial, a Qualificação das Estratégias Empresariais e a Eficiência Energética e utilização de Energias Renováveis nas suas empresas.

Das candidaturas aprovadas destaca-se, por exemplo, o de uma empresa madeirense que pretende implementar uma “zipline” (slide permanente) entre o teleférico do Sítio do Rancho e o jardim municipal no centro da vila de Câmara de Lobos.

Trata-se de uma atividade desportiva de aventura, que consiste num cabo aéreo ancorado entre dois pontos, por meio do qual os praticantes se deslocam através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeira (arnês).

6.970 CANDIDATURAS APROVADAS PELO MADEIRA 14-20

Desde que foi implementado, o Programa Operacional Madeira 14-20, já aprovou 6.970 candidaturas, que absorvem 87% do montante Fundo programado, ou seja, cerca de 406,2 milhões de euros, de um valor global Fundo de 465,2 milhões de euros, refere a Secretaria Regional de Finanças.

Destas, 6.797 candidaturas foram aprovadas no âmbito do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ascendendo a 282,6 milhões de euros Fundo, o que representa uma taxa de compromisso de 90% da dotação programada.

As restantes 173 candidaturas aprovadas, no valor de 123,7 milhões de euros Fundo, foram cofinanciadas pelo FSE – Fundo Social Europeu, tendo este Fundo já comprometido 81% da sua dotação prevista (151,9 milhões de euros).

Fonte: JM/Madeira14-20

  •  
  •  
  •  
  •