atualidade online sobre a União Europeia

  • 30 de Setembro, 2021

PRR abre caminho para o hidrogénio verde

Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) abre caminho para o hidrogénio verde, já estando em vigor o primeiro Aviso de concurso, no valor de 62 milhões de euros, destinado a ‘Investimentos em Produção de Gases de Origem Renovável’.

Este é o primeiro de três avisos do PRR para projetos de produção de hidrogénio e de outros gases de origem renovável para autoconsumo e/ou injeção na rede. No total, o Plano de Recuperação e Resiliência tem 185 milhões de euros disponíveis para investimentos nesta Componente (C14).

As CANDIDATURAS estão abertas até 30 de dezembro e serão operacionalizadas através do Fundo Ambiental, responsável pela gestão do Aviso.

São beneficiários finais as pessoas coletivas, públicas ou privadas, que pretendam desenvolver projetos industriais de produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis.

Os projetos podem ter aplicações diversas, como os Transportes ou a Indústria, desde que visem aumentar a contribuição das renováveis no consumo de energia, reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa, reduzir a dependência energética e melhorar a segurança do aprovisionamento de energia.

O programa “Apoio à produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis” enquadra-se num conjunto de medidas que visam contribuir para o objetivo da neutralidade carbónica, promovendo a transição energética por via do apoio às energias renováveis, com grande enfoque na produção de hidrogénio e outros gases de origem re)novável.

O programa  pretende ainda promover o crescimento económico e o emprego por via do desenvolvimento de novas indústrias e serviços associados, bem como a investigação e o desenvolvimento, acelerando o progresso tecnológico e o surgimento de novas soluções tecnológicas, com elevadas sinergias com o tecido empresarial.

Dos objetivos destacam-se ainda a redução da dependência energética nacional, pela produção de energia a partir de fontes endógenas, e dessa forma contribuir significativamente para a melhoria da balança comercial e reforçando a resiliência da economia nacional.

Esta iniciativa encontra-se totalmente alinhada com os objetivos nacionais em matéria de energia e clima, com vista a alcançar a neutralidade carbónica em 2050.

Fonte: Recuperar Portugal