atualidade online sobre a União Europeia

  • 13 de Abril, 2022

Vouzela inaugura ampliação de zona industrial com apoio CENTRO 2020

Vouzela inaugurou a ampliação da Zona Industrial de Campia, pretendendo aumentar os seus atuais 34 postos de trabalho, com um investimento de mais de 1,8 milhões de euros em infraestruturas básicas, comunicações e aquisição de terrenos, apoiado por fundos europeus.

A obra executada compreende as infraestruturas básicas, como arruamentos, água, saneamento, eletricidade e comunicações, e a correção da estrada nacional, agora municipal 333-3, e o troço em volta da ampliação.

Com um total de cerca de 20 hectares, a ampliação corresponde a um investimento de 1.647.486,72€, financiado em 1.244.374,87€ pelo Programa Operacional CENTRO 2020.

A ampliação da zona industrial de Campia era uma obra há muito ambicionada no concelho e completa um dos três pólos industriais existentes e que a autarquia considera “estruturantes para a fixação de empresas, criando condições de emprego e geração de riqueza para o concelho, para a região e para o país”.

Nesta nova área foi inaugurada a Refal que tinha iniciado a produção em 2021, e, com esta, o espaço “contabiliza agora quatro empresas, que se traduzem um investimento total superior a 17 milhões de euros e mais de 100 postos de trabalho criados”.

A presidente da CCDR CENTRO – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Isabel Damasceno, presidiu à sessão de inauguração, e alertou para o novo quadro comunitário de apoio — Portugal 2030 (PT2030) — e para a “possibilidade de conseguir fundos europeus para o desenvolvimento que já não passa só pelas infraestruturas básicas, mas sim pela criação de riqueza”.

“Pode haver necessidade, ainda, de apoiar alguma infraestrutura básica, mas agora os apoios são mais direcionados ao crescimento e desenvolvimento económico e nós estamos aqui para ajudar neste desígnio que as autarquias têm de terem capacidade de resposta para os investidores”, salientou Isabel Damasceno.

Fonte: CMVouzela/JN