atualidade online sobre a União Europeia

  • 6 de Junho, 2022

Norte renova Monitorização da Qualidade do Ar com apoio de fundos europeus

Está concluído o Projeto ‘Modernização da Rede de Monitorização da Qualidade do Ar da Região Norte (RMQAr-NORTE)’, que permitiu colocar em pleno funcionamento 53 novos analisadores, com apoio do Programa Operacional NORTE 2020.

A candidatura teve como objetivo investir na modernização das estações da rede de monitorização da qualidade do ar, quer com a aquisição de novos equipamentos, dotados da melhor e mais recente tecnologia, quer com a requalificação de alguns dos abrigos que compõem as referidas estações.

Além de colocar em funcionamento os 53 novos analisadores de monitorização da qualidade do ar, foram também substituídos 10 contentores das estações de Avintes, Perafita, Custóias, Seara, D. Manuel II, João Gomes Laranjo, Ermesinde, Anta – Espinho, Mindelo e Sobreiras.

Com a renovação e melhoria da RMQAr-NORTE, para além de vir a providenciar um otimizado cumprimento das obrigações legais da Região e de Portugal, enquanto Estado-Membro da União Europeia, permitirá a prestação de um serviço de maior qualidade e eficiência na divulgação da qualidade do ar junto da população nortenha.

A Rede de Monitorização, cuja gestão é da responsabilidade da CCDR-Norte, é constituída por 21 estações de monitorização da qualidade do ar, distribuídas por 14 Concelhos: Porto, Matosinhos, Maia, Valongo, Espinho, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Braga, Paços de Ferreira, Paredes, Guimarães, Santo Tirso, Viana do Castelo e Vila Real.

Fonte: CCDRN