atualidade online sobre a União Europeia

  • 16 de Setembro, 2022

Call Aberta: Perform Europe, até 8 de Novembro

| Prazo de submissão: 8 de Novembro, às 17h (hora de Bruxelas) |

A plataforma Perform Europe foi lançada no início de 2021, com o objectivo de investigar e testar novas formas de distribuição de artes performativas na Europa. Esta iniciativa cobre diferentes disciplinas tais como teatro, dança, performance (incluindo performance amadora), circo, marionetas e artes de rua. Não estão incluídas apresentações de música ao vivo, bem como ópera e musicais, com excepção do teatro musical.

Até à data, esta plataforma tem sido gerida por um consórcio de cinco organizações europeias: IETM – International network for contemporary performing artsEuropean Festivals Association (EFA), CircostradaEuropean Dancehouse Network e IDEA.

O objectivo do presente convite é seleccionar uma única proposta para apoiar, por sua vez, um mínimo de 35 projectos neste sector durante um período máximo de 36 meses (sistema de subvenções em cascata ou cascading grants). Pelo menos 70% desta subvenção deve ser destinada à implementação do apoio a estes projectos, através de um processo de convites à apresentação de propostas abertos.é apoiar acções de digressão e distribuição digital transfronteiras numa abordagem sustentável, inclusiva, justa e inovadora. Isto exigirá uma proposta que se baseie na abordagem do projecto-piloto anterior, oferecendo oportunidades de internacionalização e diversificação em digressão a artistas e empresas artísticas, bem como a festivais e outros locais. Além disso, as propostas devem abordar os actuais desafios e necessidades do sector das artes do espectáculo, bem como procurar reduzir as desigualdades e desequilíbrios que existem actualmente em digressão transfronteiriça e no campo da distribuição digital.

Prazo de submissão: 08 de Novembro de 2022 (17:00 CET)
Anúncio dos resultados:  Janeiro de 2022
Orçamento disponível: € 3 000 000 
Percentagem de co-financiamento: até 90%
Acesso à documentação e processo de candidatura aqui
Duração do projecto: até 36 meses


Os candidatos podem ser uma única entidade ou um consórcio, com pelo menos 2 anos, e estabelecidos num dos países que participam no Programa Europa Criativa.
O acesso à documentação, bem como a submissão da candidatura é também através do Portal Funding & Tenders, aqui.

Observações finais:
*A informação aqui disponibilizada é um resumo e não invalida a absoluta necessidade de leitura dos respectivos guidelines das linhas de financiamento, por forma a aferir, nomeadamente, os critérios de elegibilidade e de avaliação.
* Para esclarecimento de dúvidas e apoio à elaboração de candidaturas, por favor contactar sara.machado@europacriativa.eu ou +351 21 3230896.