atualidade online sobre a União Europeia

  • 19 de Janeiro, 2024

Terceira call European Festivals Fund for Emerging Artists (EFFEA) aberta até 19 de Março

Com o objectivo de oferecer aos artistas emergentes oportunidades para desenvolverem as suas carreiras a nível internacional com a ajuda dos festivais, além de ser um convite à cooperação entre festivais além-fronteiras, a terceira call European Festivals Fund for Emerging Artists (EFFEA) abriu esta segunda-feira, 15 de Janeiro, uma convocatória que decorre até o próximo dia 19 de Março. Recorde-se que Portugal foi um dos países mais activos da segunda convocatória (ler aqui).

Recorde-se que a EFFEA é uma iniciativa da European Festivals Association, fundada em Genebra em 1952 por iniciativa conjunta do maestro Igor Markewitch e do filósofo Denis de Rougemont e que constitui a mais antiga e mais importante plataforma de festivais de arte da Europa, tendo como missão unir e representar os festivais membros em toda a Europa e no Mundo. Actualmente, a EFA congrega cerca de 100 membros entre festivais de música, teatro e dança, associações de festivais e redes culturais oriundas de cerca de 40 países.

No total, a presente convocatória pretende apoiar 50 residências, acolhendo 50 artistas emergentes na sede de 50 festivais de referência (no mínimo, em colaboração com dois festivais parceiros). Ou seja, três festivais (um líder e dois parceiros) convidam um artista/colectivo em todas as disciplinas artísticas para uma residência.

A call contempla dois tipos de residências:

  • EFFEA “Descoberta” Artista em residência (40 bolsas de 1.ª Categoria: 8.000 euros)
    Destinada a artistas em início de carreira, o anfitrião do festival, juntamente com dois outros parceiros, cria as pontes através de residências para que o artista desenvolva a sua ideia artística
     
  • EFFEA “Springboard” Artista em residência (10 bolsas de 2.ª Categoria: 15.000 euros)
    Destinada a artistas estabelecidos no seu próprio país, mas prontos para desenvolverem as suas carreiras internacionais (apresentará o trabalho em três fases diferentes, convidado pelo festival líder e os parceiros)

A convocatória está aberta a todos os festivais de arte (Arquitectura, Dança, Circo, Design, Arte Digital, Cinema, Folclore e Folk Arte, Literatura, Música, Fotografia, Teatro, Arte Visual, Arte de Rua, Vídeo, Escultura, etc.) que estejam registados no festivalfinder.eu e para os seguintes países:

Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Chéquia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Islândia, Kosovo, Liechtenstein, Moldávia, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia, Tunísia, Ucrânia, Arménia, Israel, Palestina, Suíça, Turquia e Grã-Bretanha (estes cinco últimos como parceiros).

Para facilitar a pesquisa de parcerias, pode ver os festivais e artistas abertos a colaborar aqui. Este documento é aberto, pelo que poderá deixar também o seu contacto (se trabalha num festival ou é artista.

De referir ainda que serão realizadas sessões de esclarecimento sobre a convocatória, concretamente nas seguintes datas: