atualidade online sobre a União Europeia

  • 19 de Março, 2020

Alunos inscritos em CTeSP aumentam 21%

PO CH – Programa Operacional Capital Humano revela que os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) registam um aumento da procura, conforme dados recentes da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Destaca-se que o PO CH financiou 67 operações de Cursos TeSP num montante aprovado de 42 Milhões (36 M € FSE) e até ao momento apoiou 5 172 alunos, nas regiões elegíveis – Norte, Centro e Alentejo.

A partir de 2019 este tipo de intervenção é assegurada exclusivamente pelos PO Regionais destas mesmas regiões. 

O número de inscritos no 1º ano, pela primeira vez, em formações curtas de âmbito Superior no ensino politécnico, designadamente em Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) no ano letivo de 2019-2020, aumentou 21% face ao ano letivo anterior, atingindo cerca de 10.025 novos inscritos.

Os dados revelados pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES) permitem estimar que o número total de inscritos neste tipo de formação superior supera os 15.500 alunos ao longo deste ano letivo.

O ano letivo de 2019/2020 representa a consolidação de um modelo de oferta formativa, com um aumento de alunos inscritos pelo 5º ano consecutivo. 

Relativamente à forma de acesso às formações curtas de âmbito Superior no ensino politécnico (Cursos técnicos superiores profissionais), aproximadamente 50% dos novos estudantes terminaram o ensino secundário através de Cursos Científico-Humanístico, e a maioria dos restantes através dos Cursos Profissionais e Artísticos, sendo que cada instituição de ensino superior é responsável pelo concurso de ingresso às vagas disponíveis.

As áreas de formação no ensino secundário que permitem concorrer a cada curso técnico superior profissional são fixadas por cada instituição de ensino superior.

A mesma fonte adianta que as áreas de especialização profissional em Sistemas Digitais, Informática, Engenharias e Serviços correspondem a 52% dos novos inscritos.

Fonte: POCH/DGES