atualidade online sobre a União Europeia

  • 3 de Abril, 2020

Fundopesca acionado para apoio aos pescadores dos Açores

O Conselho Administrativo do Fundopesca decidiu acionar este fundo de compensação salarial para os pescadores em todas as ilhas do arquipélago dos Açores
 

Além disso, o Executivo regional continua a trabalhar nos procedimentos para a antecipação dos apoios no âmbito do Regime de Compensação dos Sobrecustos da Pesca, vulgarmente denominado de POSEI-PESCAS, em colaboração com as associações do setor. 

Está também a diligenciar, junto das instituições competentes, a flexibilização de algumas medidas de financiamento previstas no âmbito do atual quadro do FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, a fim de ser possível a canalização de verbas para outros apoios ao setor, face à actual situação de pandemia.

Através de uma consulta escrita, os conselheiros deliberaram que estão reunidas as condições para o accionamento do Fundopesca, após a análise das descargas efetuadas nos Açores entre 2 e 25 de Março.

Neste período, constatou-se uma perda de rendimentos de 15 dias interpolados, num valor diário de venda de pescado em lota inferior a 35% do valor da média aritmética diária dos últimos três anos civis, calculada por ilha.

Os pescadores beneficiários deste Fundo vão receber metade do salário mínimo regional (333,37 euros) por quebras de rendimento decorrentes da situação provocada pela pandemia da Covid-19 naquele período. 

Nos próximos dias, serão pagos 215 mil euros aos cerca de 650 pescadores beneficiários deste fundo de compensação salarial. A quebra de rendimentos na pesca vai continuar a ser monitorizada diariamente por forma a verificar a eventual necessidade de novo acionamento do Fundopesca até final do mês de abril. 

Fonte: CorreioAçores/GovernoAçores/POSEI