atualidade online sobre a União Europeia

  • 26 de Junho, 2020

Comissão Europeia distingue projeto português apoiado pelo Mar 2020

A Comissão Europeia distinguiu o projeto ‘Alga4Food’, cofinanciado pelo Programa Operacional Mar 2020, que tem como objetivo explorar os benefícios das macro algas comestíveis (algas marinhas) da costa portuguesa e promover o seu uso na culinária familiar portuguesa.

Num mundo em que os recursos alimentares são cada vez mais escassos, as algas são um produto promissor enquanto alimento saudável, a preços acessíveis e com baixos custos ambientais.

Desde 2017, o ‘Alga4Food’ tem como objetivo explorar os benefícios das macro algas comestíveis (algas marinhas) da costa portuguesa e promover o seu uso na culinária familiar portuguesa.

A equipa do ‘Alga4Food’ reúne os mundos da ciência e da gastronomia.

Primeiro analisaram diferentes tipos de algas marinhas para entender o seu sabor e valor nutricional e encontrar as melhores maneiras de conservá-las.

Em seguida, a equipa desenvolveu sugestões para o seu uso culinário.

Foram analisadas as semelhanças entre as algas e os alimentos tradicionais portugueses, como repolho, pepino do mar e cracas de ganso, e sugerido que tipos de algas podem funcionar como substitutos desses ingredientes em pratos tradicionais.

Saiba mais em: https://ec.europa.eu

Fonte: Mar2020

  •  
  •  
  •  
  •