atualidade online sobre a União Europeia

  • 14 de Julho, 2020

Candidaturas aos Prémios Europa Nostra 2021

Estão abertas as candidaturas até 1 de outubro de 2020, aos Prémios Europa Nostra 2021, o mais prestigiado galardão europeu no domínio do Património.

As Candidaturas devem ser remetidas através do website Europa Nostra, uma oportunidade para arquitetos, artesãos, especialistas em património cultural, profissionais e voluntários, instituições públicas e privadas e comunidades locais de toda a Europa.

Os Prémios Europeus do Património/Europa Nostra, lançados pela Comissão Europeia em 2002 e geridos pela Europa Nostra, são apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Distinguem os melhores projetos de CONSERVAÇÃO, os mais inovadores projetos de INVESTIGAÇÃO, a DEDICAÇÃO de longa data de profissionais e voluntários, e os melhores programas de SENSIBILIZAÇÃO, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO na área do Património.

Em 2021, serão premiados até 30 projetos de toda a Europa. Destes, quatro receberão o Grande Prémio – no valor de 10 mil euros cada – e a um será atribuído o Prémio do Público, escolhido através de votação online realizada pela Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do Património.

Além disso, dois Prémios Especiais ILUCIDARE, apoiados pelo Programa de Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte 2020, serão entregues a projetos notáveis de inovação e relações internacionais na área do património, selecionados entre as candidaturas apresentadas aos Prémios Europa Nostra.

Os vencedores anteriores reportam que os Prémios lhes trouxeram grandes benefícios como maior exposição (inter)nacional, aumento do número de visitantes e financiamento subsequente.

A lista de vencedores de Portugal pode ser encontrada AQUI.

Fonte: EuropaNostra