atualidade online sobre a União Europeia

  • 21 de Julho, 2020

Programa Rede de Escolas para a Educação Intercultural | REEI 2020-2023

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Fundação Aga Khan (AKF Portugal) já lançaram o Programa Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI) para o triénio 2020-2023.

A REEI visa promover o acolhimento, a integração e o sucesso educativo de todas as crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário, bem como contribuir para que as comunidades escolar e educativa valorizem a interculturalidade e a diversidade enquanto ativos da educação inclusiva e para a cidadania.

A sessão de lançamento, que decorreu recentemente on-line, incluiu a apresentação dos novos membros da Rede, dos objetivos e das propostas metodológicas e oficializou o início do trabalho conjunto de reflexão, partilha e de aprendizagem de práticas e perspetivas da abordagem intercultural e da valorização da diversidade nos contextos escolar e educativo.

O novo ciclo do Programa foi determinado pela avaliação positiva da experiência-piloto (lançada em outubro de 2016 e executada entre 2017-2019 e que contou com 23 membros, em oito distritos) e vem dar-lhe continuidade.

Em 2020-2023, a REEI vai integrar 48 membros, entre agrupamentos de escola e escolas não agrupadas, públicas e privadas, em 14 distritos, ampliando substancialmente o número de membros e a abrangência territorial.

Fonte: ACM/MC

  •  
  •  
  •  
  •