atualidade online sobre a União Europeia

  • 4 de Agosto, 2020

PO CH avalia satisfação dos seus Beneficiários

PO CH – Programa Operacional Capital Humano disponibilizou um Questionário que mede a satisfação das Entidades Beneficiárias (EB), e revela uma avaliação global de 91% (igual ou superior a Bom), superando o resultado do 2º semestre de 2019 em que o valor foi 84,5%.

​Neste questionário foram avaliados itens como “imagem”, “canais de comunicação”, “acompanhamento”, “acompanhamento – COVID 19”, “acesso à informação” e “avaliação global do POCH”.

Para 95,6% dos inquiridos a imagem do PO CH (logotipo, website, redes sociais, newsletter, boletim trimestral) é Boa, Muito Boa ou Excelente. Salienta-se que mais de metade (65,3%) considera-a mesmo muito boa.

Sobre os canais de comunicação, 89% das EB que responderam ao questionário, avaliam os canais utilizados para apoio às entidades beneficiárias, como Bons, Muito Bons ou Excelentes.

O acompanhamento no âmbito dos projetos cofinanciados é avaliado em 89,3% como Bom, Muito Bom ou Excelente. Sendo que 1/5 considera excelente o acompanhamento recebido, valor que supera em 6% a avaliação feita em 2019.

Relativamente ao acompanhamento – COVID 19,  prestado  às entidades beneficiárias durante o período em que a equipa do PO CH esteve em teletrabalho, 86,8% considera que foi bom ou superior a bom, sendo que a 18,7% lhes pareceu excelente.

O acesso à informação é considerado excelente por 16,3% das EB, valor que é superior face ao ano anterior em 8,5 pp. A evolução da satisfação é efetiva, já que no ano anterior 75,1% consideravam a facilidade de acesso à informação boa, muito boa ou excelente e, este ano, o valor é de 86%.

A avaliação global do PO CH reflete, assim o crescimento nos parâmetros anteriores. Do total das EB que responderam ao presente questionário, 15,7% avalia como excelente o desempenho do PO CH, comparativamente com os 8,5% do ano anterior. A avaliação final situa-se assim nos 91% face aos 84,5% do ano passado.

A avaliação da satisfação das entidades beneficiárias é feita no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade.

Este avaliação apresentou uma taxa de resposta de 44% face a um total de 833 questionários.

Fonte: POCH