atualidade online sobre a União Europeia

  • 5 de Janeiro, 2021

Webinar sobre Sistema de Incentivos PROCiência

IDE – Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Madeira, promove um webinar para a divulgação dos novos Avisos do Sistema de Incentivos PROCiência agendado paradia 7 de Janeiro às 15 horas, através da plataforma ZOOM.

Para terem acesso à sessão, os interessados devem inscrever-se até ao final da manhã de quinta-feira, dia 7 de janeiro, preenchendo o formulário google forms disponível em www.ideram.pt.

PROCiência é um Sistema de Incentivos que visa promover o investimento das empresas em áreas ligadas à inovação e investigação, bem como desenvolver ligações e sinergias entre empresas, promover o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e apoiar a especialização inteligente e a investigação tecnológica aplicada.

Estas são algumas das áreas prioritárias com que as empresas se podem candidatar para receberem apoios dos fundos da União Europeia no âmbito dos novos Avisos de concurso.

O PROCiência tem uma dotação global de 7,6 milhões de euros para apoiar as empresas da Região.

Os projetos com mérito verão as despesas financiadas à taxa de 50%São elegíveis despesas relativas à participação em feiras e exposições, custos com a obtenção e validação de pedidos de patente, despesas com contabilistas certificados (até ao limite de 5.000 euros por projeto), bem como os custos com a elaboração dos estudos de viabilidade necessários à apresentação do projeto.

O limite mínimo de despesa elegível total por projeto é de 50.000 euros para projetos individuais e 100.000 euros para os projetos de copromoção.

A receção de candidaturas decorrerá em duas fases. A primeira conta com uma dotação máxima de FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no montante de 2,5 milhões de euros.

Quanto à segunda fase, terá uma dotação na ordem dos 3,3 milhões de euros, o que perfaz um total de 5,8 milhões de euros de comparticipação comunitária (85% FEDER). O remanescente cerca de 1,8 milhões de euros (15%) será comparticipado pelo orçamento regional.

A primeira fase de candidaturas decorre até às 23h59 de 4 de Fevereiro de 2021.

A segunda fase, abrirá à meia noite do dia 5 de Fevereiro e terminará às 17 horas do dia 30 de Julho.

Fonte: IDE