atualidade online sobre a União Europeia
O Centro Social e Paroquial de Mindelo promove, desde há cinco meses, o projeto ‘Porta 55+ Viver os Dias, Combater a Solidão’ concebido para três anos, cofinanciado pelo PO ISE e Portugal Inovação Social, no âmbito das Parcerias para Impacto.
A missão do projeto ‘Porta 55+’ é contribuir para o envelhecimento ativo, saudável e feliz, alicerçado na fraternidade, combatendo o isolamento e a solidão, tendo por ambição o bem-estar e o gosto de viver dos seniores no seio das suas famílias e comunidades.
O projeto propõe-se desenvolver uma solução de e para o idoso, em que este é simultaneamente o princípio e o fim, o problema e a solução. Pretende criar condições para que o processo de envelhecimento seja vivido o mais satisfatoriamente possível.
Consiste na capacitação de seniores para que junto de outros seniores atuem, por forma a minimizar a solidão e o isolamento e com isso, possam VIVER OS DIAS ajudando-os a COMBATER A SOLIDÃO.
Nesse sentido está formada uma equipa de profissionais, composta por uma Psicóloga, uma Assistente Social, uma Gerontóloga e uma Educadora Social.
Esta equipa “tem vindo a ser capacitada por uma instituição universitária especialista nestas questões, ao mesmo tempo que trabalha sobre os processos, as ferramentas e as abordagens que utilizarão no processo de captação de voluntários e nas ações e atividades que visam os beneficiários do projeto”, esclarece Pereira Cardoso, vice-presidente da direção do Centro Social e Paroquial de Mindelo
O Centro Social e Paroquial de Mindelo afirma, em comunicado, que procura envolver as autarquias e o movimento associativo das três freguesias (Árvore, Mindelo e Vila Chã) na sinalização e captação de voluntários.
O Porta 55+ cria, assim, uma oportunidade de participação social através do trabalho voluntário.
Neste projeto, o voluntário é intitulado como “Embaixador” e, numa primeira fase, “as pessoas que se identificarem com o projeto e demonstrarem maior gosto e capacidade irão frequentar sessões de capacitação/formação (gratuitas) que lhes permitirão, posteriormente, desenvolver atividades dirigidas a outros idosos mais fragilizados e em situações de maior isolamento e solidão, favorecendo a integração e participação social dos mais frágeis, possibilitando um envelhecimento mais acompanhado e mais feliz”.
A direção lança o repto: “Quer ser voluntário? Tem 55 ou mais anos de idade? Reside nas freguesias de Árvore, Mindelo ou Vila Chã? Junte-se à nossa equipa.”
Fonte: PIS/CSP Mindelo