atualidade online sobre a União Europeia

  • 29 de Junho, 2021

Prémio «Acabar com a situação dos sem-abrigo», 2021

O Prémio «Acabar com a situação dos sem-abrigo» foi lançado em 2017, pela Comissão Europeia e pela FEANTSA – Federação Europeia das Organizações Nacionais que Trabalham com os Sem-abrigo. É a única Organização Não Governamental europeia, que se dedica exclusivamente à luta contra os sem-abrigo. Tem como objetivo final acabar com a falta de habitação na Europa.

Objetivos

O prémio tem como objetivo identificar, promover e celebrar três projetos que tenham feito a utilização mais inspiradora dos fundos europeus de combate à falta de habitação: Fundo Social Europeu (FSE), Fundo Europeu de Ajuda às Pessoas mais Carenciadas e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Elegibilidade

Podem concorrer ao Prémio as autoridades locais, regionais e nacionais responsáveis pelo financiamento de medidas para lidar com os sem-abrigo.

Prémios

São atribuídos três prémios: 

  • Prémio de ouro;
  • Prémio de prata;
  • Prémio de bronze.

Cerimónia de atribuição

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu durante a Conferência de Alto Nível da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia: “O Combate aos Sem Abrigo – Uma Prioridade para a Nossa Europa Social”. Os líderes europeus reuniram-se nesta conferência para assinar a Declaração de Lisboa sobre o Combate aos Sem-abrigo e lançar a Plataforma Europeia de Combate aos Sem-abrigo.

Vencedor nacional

2021 – Prémio Prata: É Uma Mesa, pela Associação de Intervenção Comunitária, Crescer Na Maior. Este projeto financiado pelo FSE visa melhorar a qualidade de vida dos sem-abrigo, através de uma resposta inovadora ao emprego. 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.