atualidade online sobre a União Europeia

  • 10 de Agosto, 2021

Projeto ‘Sou +’ para inclusão das pessoas sem-abrigo

O Município de Barcelos viu aprovado financiamento para o Projeto ‘Sou +’, que visa promover a inclusão das pessoas em situação de sem-abrigo, dando particular atenção à problemática da saúde mental, à capacitação da população-alvo e à sensibilização e combate ao estigma junto da comunidade em geral.

O programa, que assume particular relevância no contexto atual de pandemia, com o aumento do risco de pobreza e da dificuldade no acesso a bens essenciais, tem um prazo de execução de dois anos e contempla um investimento superior a 160 mil euros, cofinanciado pelo Programa Operacional NORTE 2020, através do FSE – Fundo Social Europeu.

O projeto destaca-se por ter um caráter multifacetado e inovador, ancorado na constituição de três gestores de caso, mais concretamente, um psicólogo, um assistente social e um educador social, que irão permitir que a cada pessoa em situação de sem-abrigo fique alocado o profissional que melhor se adeque às suas especificidades e vulnerabilidades.

O Programa diferencia-se também pela importância que é dada à estabilização e promoção da saúde mental, que se irá traduzir não só em consultas, mas também em trabalho de campo.

Merece igualmente destaque o facto de as pessoas em situação de sem-abrigo serem coautoras do próprio projeto, através de um “Focus Group” de seis pessoas, que sugeriu temas e revelou anseios e necessidades, como a criação de um centro ocupacional, que melhor ajudarão a desenvolver o projeto e contribuirão para o seu desempenho.

No final, será criado um guia, que permitirá transferir as boas práticas para outros territórios que careçam de intervenções semelhantes.

Fonte: C.M.Barcelos

  •  
  •  
  •  
  •