atualidade online sobre a União Europeia

  • 6 de Setembro, 2021

Nova Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública

O Conselho de Ministros aprovou a Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026 juntamente com o respetivo Plano de Ação Transversal para o período 2021-2023. Os documentos foram propostos pelo Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública – CTIC.

Esta Estratégia pretende tornar a Administração Pública mais responsiva às expectativas dos cidadãos e empresas, prestando serviços mais simples, integrados e inclusivos, funcionando de forma mais eficiente, inteligente e transparente, através da exploração do potencial de transformação das tecnologias digitais e da utilização inteligente dos dados.

Estes documentos estão alinhados com as reformas e objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR e contribui para a coerência global dos investimento nos quadro da transição digital da Administração Pública.

A implementação da Estratégia para a TIC 2020, que antecede a que foi agora aprovada, contou com mais de 700 projetos concluídos, representando um investimento de cerca de 300 milhões de euros com os quais foi possível alcançar um impacto de cerca de 720 milhões de euros de benefícios e poupanças. 

Estima-se que a implementação desta Estratégia de Transição Digital na Administração Pública para o período 2021-2026, cujos investimentos, alinhados com o PPR, ascendem a cerca de 600 M€, venham a proporcionar ganhos diretos para a economia nacional, pelo menos, na mesma proporção.

Fonte: Governo

  •  
  •  
  •  
  •