atualidade online sobre a União Europeia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu esta segunda-feira na COP26 – 26.ª Conferência do Clima das Nações Unidas, em Glasgow, mais 4,3 mil milhões de euros de financiamento a países vulneráveis.
Numa intervenção na Cimeira de Líderes Mundiais, a dirigente europeia destacou a importância de mobilizar o financiamento para apoiar os países vulneráveis a adaptarem-se e avançarem para Energias Renováveis.
Além dos 27 mil milhões de dólares (23 mil milhões de euros) mobilizados em 2020 para medidas de adaptação, a presidente da Comissão Europeia anunciou cinco mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros) adicionais até 2027 do orçamento da UE, e uma duplicação do financiamento para a biodiversidade, especialmente em países vulneráveis.
“A Equipa Europa já é o maior fornecedor de financiamento climático. Quase metade do nosso financiamento é para adaptação”, vincou.
A presidente do executivo comunitário falava numa sessão de declarações abertas a todos os chefes de Estado ou chefes de governo presentes em Glasgow, sobre as suas metas e planos para combater as alterações ambientais.
A UE tem como meta reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 55% relativamente a 1990 até 2030.
Ursula von der Leyen também manifestou o empenho de Bruxelas em estabelecer uma “estrutura robusta de regras, por exemplo, para tornar os mercados globais de carbono uma realidade”. “Ponham um preço no carbono. A natureza não pode continuar a pagar”, defendeu, a propósito das regras necessárias para implementar o Acordo de Paris.
Fonte:ONU/DV