atualidade online sobre a União Europeia

  • 11 de Janeiro, 2022

Faleceu o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli

Faleceu esta terça-feira aos 65 anos, o Presidente do Parlamento Europeu David Sassoli, um europeísta empenhado na valorização da defesa dos interesses dos cidadãos e da União Europeia.

AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, enquanto membro da família das instituições europeias, lamenta, com profundo pesar, o falecimento prematuro do Presidente do Parlamento Europeu David Sassoli, endereçando à Família e ao Parlamento Europeu as sentidas condolências.

David Sassoli era um grande europeísta e deu um importante contributo como Presidente do Parlamento Europeu para a defesa dos valores da União Europeia.

David Sassoli, morreu esta terça-feira aos 65 anos, após mais de duas semanas internado num hospital em Itália, devido a uma disfunção do sistema imunitário.

É o primeiro alto responsável europeu a morrer no cargo e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lamentou a morte de “um grande europeu e orgulhoso italiano”.

Na sua última declaração pública, partilhada nas redes sociais três dias antes de ser hospitalizado, lamentou a construção dos muros que “bloqueiam as pessoas à procura de refúgio”, uma referência à situação dos refugiados na fronteira da Polónia com a Bielorrússia.

Sassoli foi um dos jornalistas mais reconhecidos em Itália, carreira que deixou para integrar o Partido Democrático, pelo qual foi eleito eurodeputado em 2009 e presidente do Parlamento Europeu em 2019.pe

Foi o sétimo italiano a presidir ao Parlamento Europeu, num mandato que deveria terminar este mês. Distinguia-se de alguns responsáveis europeus que em público falavam inglês ou francês por preferir falar italiano.

Saiba mais AQUI.

Fonte: PE/Lusa