atualidade online sobre a União Europeia
A CCDR LVT, I.P. recebeu 167 candidaturas ao programa LVT +Cultura, que tem como objetivo apoiar o setor cultural não profissionalizado da região de Lisboa e Vale do Tejo. Estes resultados representam uma expressiva e abrangente adesão dos agentes culturais regionais ao concurso, quer pela disseminação geográfica das entidades candidatas, quer pela diversidade de tipologias de apoio e áreas disciplinares/temáticas previstas nos projetos submetidos.
Durante o período do concurso, que durou um mês (encerrou a 25 de junho), a CCDR LVT, I.P. teve 71 submissões da Grande Lisboa, seguindo-se o Oeste com 32, a Península de Setúbal com 27, a Lezíria do Tejo com 21 e o Médio Tejo com um total de 16 candidaturas. No plano municipal, os territórios com mais candidaturas apresentadas foram Lisboa (30), Torres Vedras (16), Santarém e Vila Franca de Xira (11) e Palmela (8).
Em articulação estratégica com as autarquias, a CCDR LVT, I.P. realizou múltiplas sessões informativas sobre este programa, numa lógica descentralizada e de proximidade, em vários pontos do território de Lisboa e Vale do Tejo, designadamente em Vila Franca de Xira, Torres Novas, Mafra, Setúbal, Santarém e Torres Vedras.
Decorre agora o período de verificação das candidaturas, para efeitos de admissão e exclusão, e, posteriormente, a fase de apreciação das mesmas.
O programa LVT +Cultura destina-se aos agentes culturais não profissionalizados que integram os 52 municípios da área de intervenção territorial da CCDR LVT, surgindo no âmbito das suas novas competências na área da cultura. Com uma periodicidade anual, este programa tem, para 2024, uma dotação financeira global de 300 mil euros, com um limite de apoio de 5 mil euros por entidade, tendo como objetivo principal apoiar e acelerar projetos culturais e artísticos, de cariz pontual, a realizar no âmbito das áreas das artes performativas e visuais, cruzamentos disciplinares, livro/literatura e património cultural imaterial.
Para mais informações e esclarecimentos, os interessados podem consultar os canais de comunicação da CCDR LVT, I.P.